quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Os bosses mais demorados

Podemos dizer que o andamento de um jogo convencional consiste na introdução, que serve para mostrar aos gamers o que eles estão fazendo e possivelmente como fazer o que eles farão (parece confuso, mas é para isso que serve um tutorial). Depois disso, o desenvolvimento da produção pode acontecer de diversas maneiras, mas é nessa parte em que geralmente você entende de fato o que está acontecendo no enredo.
Finalmente, para concluir um game, existe o chefe final, que deve agrupar as características mais complicadas ou algo que tenha relação com o que foi visto no desenvolvimento de toda a obra. E essas batalhas contra os chefões dos jogos normalmente ficam gravadas no âmago dos jogadores, o que contribui fortemente para a impressão final que será formada pelos jogadores.
Nessa mesma linha de pensamento, também podemos relacionar essas fatídicas (e necessárias) batalhas com outros inimigos que não sejam chefes finais de games, mas que requerem desafios tão (ou mais) expressivos para serem aniquilados. E o que chama a atenção nessas batalhas é o longo tempo que é preciso investir até que o vilão seja aniquilado, sendo que esses conflitos podem alcançar várias horas de duração.
E não pense que essa longevidade é simplesmente decorrente da dificuldade de cada um dos inimigos. Em determinados casos, há criaturas que possuem várias formas que precisam ser derrotadas, até que você possa finalmente sobrepujá-las completamente — e isso tecnicamente não representa necessariamente uma batalha difícil, mas sim trabalhosa e duradoura.
E é exatamente esse tipo de conflito que distingue os jogadores casuais dos gamers mais hardcore. Atributos como paciência, sangue frio e capacidade de tomar decisões difíceis em tempos curtos são exigidos em níveis extremos, fazendo com que a sua própria determinação possa atuar a seu favor ou contra você. Quem faz parte do segundo tipo de jogador sabe que a paciência é a mais perigosa das virtudes e que nenhuma recompensa é tão boa quanto aquelas que vêm dos inimigos mais desafiadores, com as lutas mais longas.

Sem preconceitos

Vale dizer que esse tipo de luta mais longa é muito comum em jogos conhecidos como MMO, nos quais conjuntos inteiros de jogadores são necessários para enfrentar um inimigo tão grande que ninguém conseguiria vencer sozinho — mais ou menos que nem o lema dos Vingadores. No entanto, engana-se quem acha que as lutas demoradas são exclusividade desse gênero.
Os RPGs japoneses (também chamados de JRPG) são outros campeões nessa variedade de confronto, visto que os confrontos em turnos, por si só, já adicionam tempo extra às batalhas. Em outras palavras, não há preconceitos em termos de gênero no que diz respeito às batalhas longas. Mesmo os jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) também podem exibir lutas contra os populares chefes de fase, cuja delonga é fruto de um grande número de “formas” que as criaturas insistem em apresentar.
E é justamente sobre essas batalhas absurdamente longas contra chefes e inimigos marcantes que esse artigo vai falar. Confira a seguir um apanhado dos vilões que requerem tanto tempo para serem exterminados que, em vez de usar um relógio para marcar o tempo, você vai pegar um calendário!
Nota: esse artigo está repleto de spoilers. Praticamente todos os vídeos entregam algo que só deveria ser descoberto em algum momento importante dos jogos. Portanto, se você quer experimentar os títulos citados abaixo, talvez seja uma boa ideia não ver o conteúdo exibido nas imagens.

Sephiroth – Kingdom Hearts

Para começar essa seleção de lutas longas, temos o personagem famoso na franquia Final Fantasy, que aparece nos games Kingdom Hearts como um chefe opcional. A maldita espada de Sephirot é um dos detalhes que faz com que a peleja se estenda por um bom tempo.

Último chefe – I Wanna Be The Guy: Gaiden

Certamente incluído entre os jogos mais difíceis que passaram por essa geração, I Wanna Be The Guy: Gaiden está nesta lista pura e simplesmente pela sua altíssima dificuldade.

Paula (+ Demon) - Shadows of the Damned

Outro game que marcou bastante essa geração de consoles é Shadows of the Damned. O último confronto da aventura conta com um trajeto extremamente trabalhoso, que deixa a luta consideravelmente desgastante. Se você ainda não conhece o game, vale a pena conferir o vídeo acima.

“Elvis” (o 16º Colosso) – Shadow of the Colossus

A magistral aventura na qual você simplesmente encontra e destrói 16 criaturas colossais de pedra não poderia ser concluída de maneira mais brilhante. O último dos inimigos de Shadow of the Colossus é tão grande, mas tão grande que praticamente não cabe em sua visão da tela. O nível de dificuldade desse inimigo é questionável, mas descobrir o processo de extermínio do grandão certamente leva um bom tempo.

The Immortal One – Lost Odissey

Lost Odissey é um RPG que está no coração dos donos de Xbox e que disponibiliza uma das lutas mais absurdamente longas dos games.

Penance – Final Fantasy X

Quem é fã de Final Fantasy certamente sabe que a franquia também é muito famosa pela alta dificuldade de seus chefes opcionais. Penance é um dos vilões que felizmente não precisam ser exterminados para que você possa fechar Final Fantasy X.

Último chefão – Okami

Uma das mais belas aventuras dos games entrega um conflito que poucos esquecem: para terminar Okami é preciso suar! E não pela dificuldade do chefe final, mas pelo trabalho que dá chegar até ele.

Ganon – Zelda: Twilight Princess

Aqui está um exemplo de chefe demorado pela quantidade de formas assumidas por ele durante a batalha, especificamente do game Zelda: Twilight Princess.

The End — Metal Gear Solid 3: Snake Eater

Que tal fugir de um velho atirador pelo meio de uma floresta, sem usar recursos modernos e repletos de trapaças? Pois é assim mesmo que a batalha contra esse chefe de Metal Gear Solid 3 vai acontecer, pelo menos até que você descubra o que fazer.

Sephiroth – Final Fantasy VII

Que tal enfrentar um chefe cujo golpe especial exibe uma animação inteira que não pode ser cortada absolutamente todas as vezes em que ele é aplicado?

White Witch — Ni No Kuni

A personagem que está no subtítulo de Ni No Kuni tem tantas formas que ela requer que os jogadores tenham praticamente uma tarde inteira livre quando forem enfrentá-la.

Four Horseman — World of Warcraft

Os MMOs realmente são os reis dos chefes demorados. A batalha escolhida emWorld of Warcraft para compor esta lista consiste em um desafio contra quatro inimigos, que levam mais de meia hora para serem aniquilados.

Vergil — Devil May Cry 3: Dante’s Awakening

Até que Vergil é um cara legal, mas o fato é que demora bastante para conseguir acabar com ele em Devil May Cry 3.

Firelurk — Demon's Souls

Demon's Souls é um dos RPGs de ação mais surpreendentes de todos os tempos, conhecido pelo seu altíssimo nível de dificuldade inicial. Depois de saber isso, é bem compreensível existir um dos chefes do game nesta lista de inimigos trabalhosos.

Yiazmat — Final Fantasy XII

Final Fantasy realmente gosta de desafiar seus jogadores. Essa é a única justificativa para entender a existência da ultima mark de Final Fantasy XII, que conta com 50 milhões de pontos de vida... Em outras palavras, é melhor separar pelo menos uma hora de seu dia para vencer esse desafio.
Pessoalmente, as duas batalhas que eu me lembro de ter gasto mais tempo para terminar com êxito foram:

Seymour — Final Fantasy X

O crápula de cabelos coloridos de Final Fantasy X, possuidor do aeon Anima e que força a bela Yuna a se casar com ele, foi um dos conflitos que me fizeram passar alguns dias mergulhado em plena frustração. No entanto, o que mais me irritava era ter que assistir à mesma cena de computação gráfica absolutamente todas as vezes em que o conflito ia recomeçar.

Four Kings — Dark Souls

E, como não poderia deixar de ser, Dark Souls teria que estar nesta lista. Você talvez pode não concordar com minha escolha, mas os quatro reis malvados do abismo foram as criaturas que mais me deram trabalho em todo o jogo! Nem a dupla Orsntein e Smough, o demônio Capra e nenhum outro chefe me fez suar tanto para lograr êxito.
*Nota: você que leu "Three Kings" ao invés de "Four Kings", possivelmente entrou no abismo acompanhado de dois colegas, matando, portanto, o chefe com mais facilidade.

Crédito: BJ



Download

3 comentários:

Anônimo disse...

Cara eu tenho uma pergunta e preciso de uma resposta urgente como jogar kingdom hearts birth by sleep no pc usando controle de xbox 360.

ViniciusR disse...

Aqui esta
http://kingdomheartsptbr.blogspot.com.br/2013/11/um-emulador-de-psp-que-realmente.html

ViniciusR disse...

Lembrando que para configurar o controle vc precisa ir no site xbox e baixar o drive do controle

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...