Edge Online postaram um artigo contendo uma entrevista com o diretor da série Kingdom Hearts, Tetsuya Nomura. Aqui, Nomura descreve Kingdom Hearts III , bem como Final Fantasy XV .
Então, Kingdom Hearts 3: Por que demorou tanto?
Tetsuya Nomura: Então, nós recebemos ótimas críticas para Kingdom Hearts 2 e assim, naturalmente, a expectativa para 3 tornou-se muito maior. Para tornar o jogo apropriado em termos de história, sistemas e no mundo e atingir as expectativas dos fãs ele só acabou levando algum tempo.
Como é a relação com a Disney? Atitude da Disney para jogos tem mudado nos últimos anos? Você já percebeu mudanças?
A relação com a Disney [permanece] o mesmo. Na verdade, a pessoa de contato na Disney ainda é a mesma pessoa de Kingdom Hearts 1, nosso objetivo em comum mais importante é completar Kingdom Hearts 3.
Os fãs da série ficariam muito felizes caso o jogo seja como o último, mas como designer e desenvolvedor você não quer experimentar e fazer coisas novas? Como você equilibra esses desejos em Kingdom Hearts 3?
Como vocês sabem, demorou um pouco para realmente anunciar Kingdom Hearts 3, mas, entretanto, foram anunciados vários títulos spin-off da série, e cada vez em cada título spin-off fizemos experiência e desafio com coisas novas. Então fizemos definitivamente, sinto que chegamos a bastantes experimentação e experiências, então eu sinto que para este Kingdom Hearts 3, estamos colocando tudo - toda a experimentação e experiências - para este novo título.
O combate em Final Fantasy XV parece em tempo real em vez de turn-based, é que uma mudança completa para a série? Você está fazendo um jogo de ação agora?
Se você olhar para cada título da série Final Fantasy cada um deles tem um sistema diferente e uma história diferente, esta é a tendência do Final Fantasy [série]. E quando decidimos fazer a ação baseada em Versus XIII, eu, pessoalmente, pensei: é Final Fantasy? Então isso foi realmente uma razão pela qual o título foi chamado Versus XIII, e não a seqüência principal, um título principal de Final Fantasy. Mas se você olhar para os outros títulos da franquia, XI e XIV estão MMORPG, eles usam sistemas de batalha, que é um sistema de batalha baseado em comandos de estilo turn. Portanto, não é bem o típico RPG ... é por isso que decidimos que [Final Fantasy XV] poderia ser batalha baseada em ação. E se no futuro as outras equipes decidirem estilos diferentes de sistemas de combate, ficara a cargo deles.
Então, por que você estava na conferência da Sony, e não da Microsoft? Já escolheu o seu favorito?
Então, por que não Microsoft? Até o último minuto na verdade eu não sabia qual conferência que seria, e havia a possibilidade de não estar na conferência da Sony também. Por isso, foi simplesmente o acordo entre as empresas, e também originalmente Versus XIII foi anunciado para PlayStation 3 há vários anos. É por isso que nós pensamos que é apenas, provavelmente, mais adequado ir até eles e discutir.
O que você achou da E3? Havia alguma coisa em particular que animou você?
Então, é claro que eu estava ciente das especificações de cada novo console next-gen, porque estamos trabalhando com eles, então não houve impacto específico nos anúncios, mas eu estava mais curioso sobre o software que seria anunciado. Alguns dos conteúdos pareciam realmente interessante para mim e eu estava me preparando para a minha própria apresentação dos meus próprios jogos, então eu também estava muito nervoso.
Você se sente confortável agora que você já viu todos os jogos de outras empresas?
Quanto mais conteúdo que eu vi, com cada novo trailer antes da minha, eu estava ficando cada vez mais preocupado [risos]. Então é claro que eu fui ver o meu próprio trailer, mas já o vi tantas vezes que eu estava acostumado a vê-lo. Eu sei que minha equipe está trabalhando duro e eles concordam, mas eu nunca tinha feito essa comparação de olhar para o meu título e reboque com os outros é por isso que eu estava nervoso.
O que é que a próxima geração de consoles significa para você, os jogos que você faz, e Square Enix em geral?
Então, dos títulos que eu dirigi para os consoles da geração atual, eu tenho que admitir que a nossa empresa foi um pouco para trás em termos de desenvolvimento. Falando sobre os meus próprios títulos, Kingdom Hearts 1.5 HD ainda não está lançado no Reino Unido, Europa e EUA, mesmo após o anúncio da próxima geração de consoles, e 1,5 é para PlayStation 3. Mas, entretanto, já estávamos no desenvolvimento de Kingdom Hearts 3 e Final Fantasy XV para consoles da próxima geração, então nós definitivamente temos de apanhar com o resto do mundo dos jogos com esses títulos e, no futuro, Final Fantasy XV provavelmente será lançado mais cedo do que Kingdom Hearts 3. E eu acho que para a Square Enix Final Fantasy XV será o título principal para os consoles de próxima geração, e, depois disso, vamos certamente fazer mais títulos para essas plataformas.