Introdução na História e Papel na trama:
Vendo-se na incapacidade de despertar o lado negro de Ventus, Xehanort não vê outra possibilidade senão extrair a parte má do garoto à força. (Obs.:retirar a parte das trevas de alguém, à força, causa perda de uma parte proporcional do coração, e, consequentemente, dos sentimentos e memórias profundas.) Ao extrair a parte negra de Ventus, à força, surge, no mesmo instante, um ser puramente das trevas, Vanitas; que nada mais é do que a materialização da força negra de Ventus.
Vanitas, por possuir uma parte do coração de Ventus, também tem a capacidade de dominar uma keyblade. Sendo assim, para que Xehanort consiga forjar a tão poderosa "X-Blade", seria essencial que Vanitas e Ventus se unissem, e seus poderes colidissem (em uma batalha).
Para impedir a criação de uma ferramenta tão destruidora, Ventus tem de se conter em seus limites muito rigidamente, e não deixar a sua alma ser levada pelo poder que o une a Vanitas. Com um certo "controle" de seu coração, a "X-Blade" é forjada, também por Ventus, mas repartida, isto é, sem seu poder total. Derrotando Vanitas, Ventus recupera a parte escura de seu coração, atingindo o balanceio ideal entre luz e trevas dentro de seu coração.